Quantidade de Páginas visitadas



                   PATRONO "Pedro Marcondes Ribas", nasceu no município de Ventania/Pr, no dia 07 de setembro de 1911, filho de Victor Marcondes Ribas (natural de Castro) e de Balbina de Assis Camargo (natural de Pirai do Sul), oriundo de família numerosa era 11º dos 16 filhos.
                   Pedro casou-se duas vezes: a 1ª esposa, natural da Vila Preta (Ventania),Glória de Souza Ribas com quem teve 2 filhas, residentes atualmente em Ventania e Castro. Viúvo, casou-se novamente com Adauria Prestes Ribas, natural de Curiúva, deste casamento teve 5 filhos. Faleceu em 20 de maio de 1991 em Ponta Grossa acometido de um ataque cardíaco.
Seu pai era proprietário de enormes glebas de terras em Barro Preto e em Piraí do Sul (Fazenda Santa Rita), onde praticavam a pecuária. Como ditavam os costumes da época, foram contratados professores particulares para as aulas de português e operações matemáticas, muito importantes para os 16 filhos.
Pedro destacava-se pela simpatia e empatia, só estudou uns minguados anos, mas que foram suficientes para embasar uma vida de muito trabalho e sucesso.
Foi um dos pioneiros fundador dessa localidade, fazendeiro, comerciante e político que, preocupado com o analfabetismo de seus empregados iniciou o processo alfabetização, tendo como professora sua própria filha Almida Marcondes Ribas. A principio, a preocupação era com seus empregados, estende-se após para a comunidade em geral, criando-se a primeira escola primeira de Barro Preto.
Pedro era um homem muito religioso e dinâmico, foi um cidadão consciente e lutador, que “trabalhou duro” para contribuir para o avanço de sua terra natal.
Diante do exposto, mereceu manifestamente, a indicação e escolha de seu nome para o patronato do Colégio Estadual do Barro Preto.



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito